10 de janeiro de 2011

2011: O Que Há de Novo?

"Um ano termina, e começa outra vez...!", já dizia Simone em sua música, clássica de final de ano, "Então é Natal". Mas e aí?
Muitas pessoas esperam que o novo ano venha cheio de novidades, coisas positivas, sorte no amor e no dinheiro, grandes conquistas... mas o que realmente mudou, num primeiro momento, neste novo ano?
Um dos fatos mais marcantes do começo deste novo ano, foi a posse de nossa primeira "presidenta" eleita da história das eleições no Brasil: Dilma Rousseff. Nunca antes o Brasil havia escolhido um líder do sexo feminino para estar a frente dos negócios do país. Em seu primeiro discurso oficial como presidenta do Brasil, Dilma disse: "...Tenho comigo a força e o exemplo da mulher brasileira. Abro meu coração para receber, neste momento, uma centelha de sua imensa energia.".

Nunca duvidei do poder que as mulheres tem em tomar decisões e serem persistentes naquilo que almejam, e é claro que, se tratando de política, os valores mudam um pouco, pois tem toda aquela "jogada de marketing", que garante a aceitação (pelo menos momentânea), das pessoas ao qual se quer ter o apoio naquele momento.

Eu realmente sinto que o Brasil está mudando. Está passando por dificuldades e resolvendo-as com maturidade e responsabilidade, comparando com os anos anteriores e com outros governos.
Mas não é só quem está lá no congresso que fazem as mudanças acontecerem. Creio que a maioria das mudanças, e aquelas que realmente vão ter significado direto em nossas vidas, parte diretamente do povo, dentro de nós mesmos e nossas ações.

O que vamos escolher ser em 2011?

Muitas pessoas vão ingressar em faculdades, começar uma vida nova em uma nova casa, em um trabalho novo, com um novo cargo... Mas será que essas coisas precisam ser esquematizadas em nossas mentes para que se concretizem? Claro! Nossos pensamentos são como um imã: se pensamos positivo e temos o desejo de realmente alcançar estes objetivos, teremos mais facilidade de lidar com as situações que vão nos levar a alcançá-los. Não que as coisas virão até nós de mão beijada pelo simples fato de pensarmos positivo e termos o desejo de conquistar tais coisas, mas sim pelo nosso empenho, e com pensamento positivo, fazendo tudo o que é possível para que essas coisas realmente se concretizem.

Neste começo de ano, cabe a nós traçarmos o rumo que queremos tomar e imaginar onde poderemos estar daqui a 5 anos, por exemplo. Traçar metas e ter convicção em nossas mentes de qual o caminho que queremos seguir e onde queremos chegar.

Num clássico da literatura, "Alice no País das Maravilhas", de Lewis Carrol, há um ensinamento muito interessante com relação a isso. Em determinado diálogo, Alice, com dúvidas em se decidir qual caminho tomar, defronte a uma encruzilhada, faz uma pergunta sincera ao gato:

- "O senhor poderia me dizer qual caminho tomar para sair daqui?"
O gato, querendo estimular a vontade de Alice, pergunta:
- "Isso depende muito para onde você quer ir!"
Retrucou Alice:
- "Não me importo muito para onde…"
E o gato completa:
- "Então, não importa o caminho que você escolha!"


Na verdade, não importa muito onde estamos agora, mas sim, onde queremos chegar e o que precisamos fazer para tal.

Um feliz 2011 a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário